Você sabe qual é a função do afastador na cirurgia?

 

Utilizados em procedimentos cirúrgicos que envolvem corte, incisão e suturas, os instrumentos cirúrgicos são peças que realizam manobras que são impossíveis de serem executadas apenas com a mão.

 

Nesse sentido, cada vez mais os cirurgiões vêm desenvolvendo e modificando esses equipamentos a fim de tornar a cirurgia mais eficiente. Grande parte desses instrumentos é feita de aço inoxidável, pois apresenta uma maior durabilidade.

 

Com o intuito de fazer com que você entenda melhor o universo desses objetos, nós vamos fazer uma série de matérias explicando a fundo cada um dos instrumentos cirúrgicos. Hoje falaremos sobre o afastador que, como o nome já diz,  tem a função de afastar os elementos que podem comprometer a visão dos médicos na hora da operação.

 

AFASTADOR

 

Os afastadores constituem os instrumentos de exposição, uma vez que são utilizados para afastar os tecidos e, consequentemente, expor ao cirurgião os órgãos ou os planos anatômicos do paciente.

Esses objetos são classificados em dois tipos:

 

- Afastadores dinâmicos

Esses equipamentos exigem força manual contínua.

 

Exemplo: Afastador de Farabeuf

É utilizado para afastar a pele e os músculos superficiais.

 

 

- Afastadores auto-estáticos

Por si só conseguem manter as estruturas separadas e imóveis

 

Exemplo: Afastador de Adson

 

 

É utilizado em cirurgias neurológicas para o afastamento do couro cabeludo.  Em operações que envolvem a coluna, serve para afastar os músculos superficiais.

 

 

Se  gostou, fique atento às próximas publicações ou, se preferir, visite nosso site e conheça esses e mais outros instrumentos cirúrgicos!

 

Para mais informações:

Rua Abílio Sampaio, 38 - Vila Virginia

(16) 3941-6450
http://www.adinstrumentos.com.br