O que é Biossegurança?

 

Muitos profissionais que atuam em hospitais e laboratórios correm sérios riscos de sofrer contaminações por meio de materiais biológicos.

Além de ter o poder de infectar pessoas, os materiais biológicos são um risco para o meio ambiente e para outras pessoas que passam pelo local.

 

A fim de controlar o risco de contaminação, a biossegurança surgiu com um conjunto de normas que visam, justamente, a prevenção de acidentes durante o trabalho.

Se você é da área da saúde ou frequenta hospitais, clínicas e laboratórios de exames confira as normas e pratique-as!


 

Higienização das mãos

 

Lavar as mãos, mesmo que seja um procedimento simples, é uma das principais regras dos hospitais e laboratórios, pois evita a propagação de vírus e bactérias.


 

Não use jalecos em locais públicos

 

Muitos profissionais deixam  hospitais ou laboratórios usando equipamentos de proteção como o avental e o jaleco.

Tal ação, pode facilitar consideravelmente o transporte de bactérias e vírus, fazendo com que doenças infecciosas se alastrem para a população.


 

Luvas!

 

As luvas também são uma das ferramentas de proteção que merecem ser destacadas, pois dificultam o contato direto entre profissional e doenças.


 

Vacinas atualizadas

 

Diante da constante e forte exposição aos vírus e bactérias, é preciso e obrigatório manter as vacinas em dia, já que que são uma das melhores maneiras de se prevenir contra doenças infecciosas.

 

Higienização dos instrumentos cirúrgicos

 

Após os procedimentos cirúrgicos ou em qualquer situação em que os instrumentos cirúrgicos forem utilizados, é imprescindível providenciar a higienização logo após o término do processo.
 

Bônus

 

Em casos de acidentes envolvendo materiais biológicos, é imprescindível higienizar o local de contato e informar os seus supervisores imediatamente. A equipe fará uma análise para descobrir qual material biológico te contaminou.

 

 

Veja mais:

INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS: QUAIS SÃO OS 4 PRINCIPAIS TIPOS

VOCÊ CONHECE OS INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS ANTIGOS?

VOCÊ SABE QUAL É A FUNÇÃO DO AFASTADOR NA CIRURGIA?