Como preservar e aumentar a vida útil dos instrumentos cirúrgicos?

Existem inúmeros fatores que (juntos) promovem o sucesso de um procedimento cirúrgico. Dentre eles, o estado e a qualidade dos instrumentos cirúrgicos que serão utilizados são essenciais para o andamento correto da cirurgia.

 

Afinal, sem as ferramentas e os equipamentos necessários para melhorar a condição de saúde do paciente, não adianta nada a gama de conhecimento que os médicos possuem.

 

Quando se fala em procedimento cirúrgico, logo pensamos naquela sala branca, com médicos e enfermeiros com jalecos brancos e azuis, além de inúmeras ferramentas de diversos tamanhos e formas.

 

No entanto, existe um profissional tão importante quando os outros, mas que geralmente não é reparado: o instrumentador cirúrgico. É esse profissional o responsável pela separação, higienização, montagem da mesa e pelo fornecimento dos instrumentos que serão utilizados na cirurgia.

 

Por isso, se você é da área da saúde, não deixe de ler a matéria e ver a importância da manutenção para aumentar a vida útil dos instrumentos cirúrgicos e, claro, conferir algumas dicas para conservá-los corretamente.

 

Como preservar os instrumentos cirúrgicos?

Por incrível que pareça, o primeiro passo para aumentar a vida útil dos instrumentos é utilizá-los de acordo com sua função. Para ilustrar melhor essa regra, vamos a um exemplo:

 

Se você utilizar o alicate de cutícula para cortar suas unhas certamente irá danificá-lo. É por isso que existe um próprio para cortar unhas e outro para tirar a cutícula.

 

Confira outras dicas:

 

- Lave os instrumentos imediatamente após o uso

 

- Após a lavagem, esterilize-os

 

- Para secar, utilize algodão ou algum tecido macio e absorvente. Lembrando que precisam estar limpos e que cada um deve ser usado em apenas um instrumento.

 

- Fique atento aos encaixes e as articulações, pois caso não sejam secos, podem acumular umidade e oxidar.

 

 

O que não deve ser feito com os instrumentos cirúrgicos?

 

Ao higienizar ou manusear as ferramentas cirúrgicas evite:

 

- Utilizar produtos não indicados tanto para lavagem quanto para enxágue das peças

 

- Usar esponjas de aço para limpar

 

- Deixar os instrumentos cirúrgicos secarem naturalmente

 

- Deixar cair

 

- Guardar as ferramentas cirúrgicas em ambientes contaminados por bactérias e vírus.

 

 

Onde comprar instrumentos cirúrgicos em Ribeirão Preto?

 

A AD Instrumentos Cirúrgicos, fundada desde 2004, atua na fabricação, comercialização e manutenção de instrumentos cirúrgicos, atendendo a diversas especialidades cirúrgicas e ambulatoriais.


Nosso diferencial é a possibilidade de atender nosso cliente com um material mais especifico, de acordo com suas particularidades e necessidades. 


Com sócios já atuantes no mercado médico-hospitalar, desde antes de sua criação, a AD Instrumentos Cirúrgicos conta com uma vasta experiência e conhecimento no mercado médico-hospitalar.


Estamos prontos para atendê-lo, entre em contato conosco!